terça-feira, 20 de novembro de 2012

O que é Scrapbook e um pouco de história

Scrapbook é contar histórias com nossas memórias, creio que eu já disse isso, mas é um dos melhores conceitos que encontrei para descrever com minhas palavras o que é esta arte tão curiosa e bela.

A primeira referência que se tem ao scrapbook é de 1598, onde filósofos e pensadores registravam suas discussões em cadernos, acompanhados de ilustrações e outros objetos que eram armazenados.

No século XII as pessoas escreviam em seus diários os acontecimentos de maior importância; guardavam poemas, mechas de cabelos, pedaços de tecidos e outros objetos como lembranças que ilustravam suas memórias.

Sabe-se que o scrapbook surgiu na Alemanha, e depois se espalhou pela Europa até chegar aos Estados Unidos, cerca de cem anos atrás, desenvolvendo-se, inicialmente, no norte, através dos Mórmons, em regiões como Salt Lake City em Utah. No Brasil, conhecemos esta arte a pouco mais de cinco ou seis anos.

No século XIX, com o surgimento da fotografia, o scrapbook deu um salto, as ilustrações ganhavam forma e vida.

Atualmente, além das fotografias, podemos utilizar diversos materiais e ferramentas, carimbos, adesivos, fitas, botões, tintas, velhos CDs ou disquetes, entradas de teatro ou cinema, flores secas, mechas de cabelos e todo tipo de material que possa ser aproveitado por nossa imaginação.

Um álbum de scrapbook normalmente possui um tema que nos leva a esperar uma história sobre ele e a pessoa que está em evidência.
Mini álbum It's a girl
A foto ao lado faz nossa imaginação voar longe, ativando nossa criatividade; com uma porção de fotos, papéis coloridos e fitas, escrevemos a história de uma menina muito especial que nasceu para nos trazer muitas alegrias e emoções.

Um dos maiores cuidados para a criação de um álbum de scrapbook é a utilização de materiais livres de acido (acid free), para preservar as fotos e textos (journalings) que descrevem as sensações, emoções e sentimentos relacionados àquele momento.

Um álbum com nossas memórias é um tesouro para nossos amigos, filhos e netos; uma forma lúdica e agradável de contar a história de nossa vida.

Aproveitem e aguardem mais novidades e curiosidades.

Muita Paz e muita Luz para todos.
Judith Riboni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário